segunda-feira, 9 de abril de 2018

Introito


Dizemos que em férias não temos horas. Mas não é apenas isso. Férias são mudança absoluta, espírito e tempo diferentes. Não há os dias da semana. São outros dias. Sem semana. Se alguém diz, “ segunda feira”, soa a falso, o dia que vivemos não corresponde a uma segunda feira (feria) e é estranho a toda a “feria” semanal. Os dias não têm correspondência, são eles apenas, originais sem réplica.
 Em férias acordamos seráficos, expurgados de deveres. Leves. O prazer da novidade está ali, ao alcance da mão. Concretizá-lo é brandura de poder. Deuses de nós mesmos, gozamos o que amorosamente esperámos e preparámos, aroma tão  egocêntrico como humano. Parafraseando Mircea Eliade, inscrevemos no tempo normal uma outra espécie de tempo, abertos à descontinuidade e suas valências. Outrora, em épocas de veraneio, apreciei férias tradicionais. Hoje, prefiro os dias obscuros e sem razão e  demoro-me a estender vagares no corre corre das multidões. Ponteiro que gira ao contrário, renasço nesses dias sem nome e que sempre me são estreitos, refeições preguiçosas, um chá em lugar remansoso. Alongo-me conversando, estranha ao incómodo de minutos e horas em catadupa e abstraio na lufa-lufa do mundo que não dá por mim. Vivo a mais imperfeita perfeição.
E tudo isto é nada do que sinto. Não há coisa mais incompleta que ver museus em três horas,  ar contrito e culposo soslaiando quadros, o corpo numa queixa, não posso mais, desiste. Dizia Cesário, “Ah,  se  não morresse nunca/ e eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas”.  E digo eu, “ah, eu seria a mais rica mulher se, mortal e pobre, vivesse à beira de um museu repleto de obras intemporais". Havia de dar a todas a mesma atenção, extasiava no mais breve rasto de pincel e, muda e queda,  as amaria cegamente, a alma ajoelhada em oração grata.

Sem comentários:

Enviar um comentário