quarta-feira, 2 de abril de 2014

Brueghel e Rubens na Rua das Janelas Verdes

Decidi-me por esta exposição logo no início. Sugeri, convidei e acabei em planos solitários abortados uma vez e outra porque sim. Até acontecer. Que os museus vêem-se a sós. Mesmo em visita guiada. Mesmo rodeados de amigos. São lugares de pausa e respiração profunda, abrem em nós solilóquios de abismo que escorrem dos quadros se ousamos franquear-lhes a porta.
Pouco me liga à pintura dos séculos XVI e XVII; o museu de Arte Antiga não me percorre o sangue nem humedece os olhos. Mas apazigua a alma, oferece o fôlego de sombra fresca  no estio. Olho-o naif, a prescindir visitas guiadas sem desdenhar da aparência, a querer surpreender-lhe lampejos do que me alimenta o espírito.
Comecei pela pintura nórdica do século XVI. E siderou-me a imponência do céu em extensões de azul cordato, por vezes atravessado de nuvens pueris; amachucou-me a não importância de edifícios e homens colocados à boca da pintura, diminutos no vasto celestial. Que difícil ser humano neste tempo! Depois, aproveitei e revi os canais que atravessam cidades e aldeias e os efeitos da luz sobre a neve e o gelo. A vida é bonita para quem consegue vê-la. E quanto o viver pode travar a visão!
Por outro lado, no mesmo período, a pintura italiana expandia-se na paisagem ora a exacerbar dramatismos ora em estado lírico. As montanhas sobem nos quadros meias ser vivo, dramáticas e lancinantes; ou apresentam-se em quase sonho.  A tonalidade azul rosada de alguma pintura é um lirismo de devaneios irisados a sobrepor-se à realidade, as nuvens atravessadas  a projectar sombras de tinta. Nestas obras, para além da sugestão de densidade inamovível das montanhas, destaca-se a dimensão das árvores. É o caso de Simon de Viegler que as mostrou agitadas, sofredoras, empurrões de vento a inclinarem ramos; e elas descabeladas, esqueléticas, mil ímanes a prenderem a angústia de quem passa aos troncos feridos de fúria natural.
Por fim, Rubens e a eterna surpresa de cruzar luz e sombra; de um entardecer estar completo na cor de uma árvore, de assim haver a luz amarelo doente dos crepúsculos. Olho Rubens e compreendo porque se diz, “Em Itália pintam a luz”. É tão outra a luz de Rubens!
Entretanto, uma pintura de Adão e Eva acenou-me de um paraíso escuro e folhudo. A primeira mulher, uma desnuda leitosa e irradiante, a oferecer a displicente maçã ao parceiro de deslavado e contrafeito semblante. E não há como olhar o quadro sem a sensação de que está propositadamente todo errado. Pareceu-me até ouvir um riso escarninho a desprender. Uma brincadeira de artista.

Já no final, um outro quadro me alcançou: “A caça”.  Por entre aquele mundo androceu e de poder canino, uma mulher na sua montada. Por que razão um pintor do século XVII coloca uma mulher a apreciar o triste espectáculo que é perseguir uma lebre espavorida e semimorta?! Talvez um guia me esclarecesse. Mas o tempo. Então, guardei a tarde e regressei-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário