terça-feira, 9 de junho de 2015

Volantes Que Me Fazem O Ser

No caminho, a minha pensativa companheira abriu um súbito de riso e apesar dos meus protestos, desceu o vidro, deitou a cabeça de fora e gargalhou que nem uma perdida enquanto eu suava qual estivador, a cara numa abrasa. Devemos ter sido um espectáculo, ela era e ainda é linda, a sua longa e solta densidade capilar toda fora do carro a baloiçar com o ímpeto, para a frente, para trás, para a frente para trás. No meio da diversão, fi-la prometer que não propalava a história, mas foi a primeira coisa que fez mal pôs um pézinho fora do automóvel. Bem vi os olhares e os risinhos frouxos a perseguir-me dias e dias.
            A peça seguinte aconteceu quando saía do parque de estacionamento junto ao local de trabalho. Tinha ido a um funeral e abandonara-o cedo, convicta de que o desgosto privado se deve manter nesse registo e que há momentos em que cabe aos outros o respeito.  Saí sozinha, dirigi-me ao local onde deixara o carro e  esperei que passassem todos os automóveis antes de me meter à estrada – passou um comboio deles. Quando não avistei qualquer veículo fiz-me à estrada nas calmas – talvez não assim tão calma –. De repente, senti qualquer coisa a bater-me na lateral do carro. Travei, saí e vi um motociclista caído. Comecei a suar a toda a brida. Intrigada, fui ajudá-lo a levantar e perguntei-lhe, mas o senhor saiu daonde?! E ele a equilibrar-se com muita dificuldade enquanto eu lhe levantava a lambreta, muito obrigado, menina, Deus lhe pague; foi aquele maluco que me bateu, e apontava um carro a desaparecer na curva. E eu, não, não, eu é que lhe bati, não foi mais ninguém. Ele, ai foi a menina?! – e olhava para mim desconfiado, a preterir-me, preferindo o motorista do outro automóvel. E eu, sim, o carro que lhe bateu é este – apontava o meu carro – e insisti, mas o senhor saiu daonde? Estive ali a olhar a estrada, esperei que passassem todos os automóveis que vinham do funeral e não o vi a si. E ele a abismar-me na resposta, eu também vim do funeral, e foi por esta estrada. A verdade é que a psicologia tem uma explicação para este fenómeno em que os sentidos obedecem estritamente à ordem cerebral "não atravessar enquanto passam automóveis", mas continuo a culpar-me por não ter visto o senhor.
No meio deste desencontro em que atropelei um homem e uma lambreta invisíveis e o ofendido assegurava que tinha sido um maluco qualquer a atropelá-lo, e, portanto, nós os próprios mesmos, estaríamos isentos de culpa,  levei-o ao hospital e em seguida a casa remoída pelos estragos do trambolhão: quase não andava; além de esfolado, o braço estava perro como tudo; coxeava que só visto. Este quadro prostrou-me, permaneci o inteiro de uma noite em ânsia desmedida, a imaginar que lhe teria partido sei lá bem o quê e que nem fora radiografado. Tudo acrescido dos demais temores que a noite traz. Nesse interim de remorso, chorei o que Deus dá e não chegou. A forma como o velhote se deslocava e quanto o tinha magoado imperaram na minha noite branca.
No dia seguinte, entreguei o caso ao seguro e prometi em casa que não faria visitas ao senhor ou nunca mais estancava a torneira das lágrimas. E à noite, tu sabes aquele homem que ontem atropelaste? Pois tinha-lhe dado uma trombose e está paralisado do lado esquerdo.
 Palavra, jamais imaginaria que um avc me desse jeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário