sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Tudo é Vida, que da Morte nada se sabe

E depois desdobra o inevitável, eu não quero conversas, mas é que a minha nora não puxa por ela. Nas férias, deixa-a à vontade e a menina esquece quase tudo, mas eu não digo nada que a senhora sabe como é, noras com sogras (e enfatiza a dualidade, expressiva de rosto e mãos) e não quero cá más impressões para o meu lado; mas pronto, é verdade, e a verdade tem que se dizer, não é. E os olhos lá atrás que sim, que sim, mas a ventania capilar à força toda e eles cansados da função, que grande chatice. E já ela a arremeter noutro ângulo,  a professora é boa professora e sabe ensinar, mas não é nada meiga e isso também traumatiza a menina, o que ela tem é um trauma, ai valha-me Deus. E num suspiro fundo, a limpar uma lágrima que não havia, e depois é assim, a gente tem netos e custa-lhe estas coisas. Se a senhora os tivesse é que sabia dar valor. Isto é uns cuidados com eles que nem imagina. São tudo p'á gente, mais que filhos (e força aqui também) – e os olhos a aproveitar uma aberta, pois, pois, isso mesmo.  Depois, avança e resolve o jogo com remate indefensável,  olhe, é uma loucura (ponto final parágrafo).
E eu à porta, sem jeito de coisa nenhuma. Num intervalo, arrisco uns conselhos a vulso, que os traumas não se ganham assim, que não se preocupe tanto, basta que ensinem de novo a garota a ver horas e que isso eu posso  fazer hoje mesmo (e marco com ela, pensando que um relógio digital resolvia melhor  o problema, mas sem atirar essa verdade ao fogo). Não lhe agradou completamente. O trauma vinha-lhe a calhar ao vocabulário (descreio que saiba o que é). Põe um ar de dúvida saliente que aumenta quando escuta que as férias são para descansar da escola e que “as coisas da escola” são suficientes nos períodos escolares, que a nora acerta em não se preocupar em férias.  Para arredondar, acrescento que, em dez anos de ensino básico,  não era habitual pedir trabalhos de casa em férias. Aventei ainda que o agrupamento tem uma psicóloga escolar; se for o caso, ela pode ajudar a resolver.  Partiu reticente de mim, os olhos lá ao fundo, por entre os estores de cabelo, não prestas, tu.
Há pouquinho toca a campainha. É a vizinha já com os olhos todos à vista, nem um ventinho leve no fim de tarde, e o cabelo no lugar. Evito paranóias e olho por detrás dela os sapatinhos da madeira que apodrecem no aguaceiro. E ela como que a descartar um frete, olhe, vizinha, já não é preciso, ela hoje tem natação.

Ainda bem que há vizinhos. Olha se não houvera!...

Sem comentários:

Enviar um comentário