quinta-feira, 14 de abril de 2016

"No Tempo da Escola"

Parámos numa praça quase vazia onde  alguns homens empoleirados em escadotes  se afadigavam a colocar correntezas de lâmpadas a toda a volta. Desconcertados, pensávamos nos candeeiros de petróleo de nossas casas enquanto ali, na rua, só para uma festa, ia haver luz eléctrica. Depois chegámo-nos às lonas levantadas, o soldado deitou-nos um escadote pequeno e o alcatrão do adro aparou-nos. E logo a professora se fez próxima, figura airosa no seu meneio de salto alto e chaves a tilintar. Um soldado para o outro tapando a boca com a mão, mas eu a ouvir na mesma, a flausina tá mesmo no ponto. E o outro a fechar o escadote, descansa que não a rói dente de soldado – e a dar-lhe uma palmada nas costas -. Contenta-te com o que deixaste na terra, homem. Depois, cada um de seu lado e com desembaraço habituado, baixaram os taipais do carro. Entretanto, um subiu ao atrelado e empurrou todas as flores para o chão. Pareceu-me que elas se ofenderam um pouco, dado que largaram a fingir desmaios e a dar gritinhos como se estivessem magoadas quando todos sabíamos que era teatro; não havia palidez que as apoquentasse, apenas caprichavam em fazer fitas de flor. Ao contrário, no meio do largo, eram um espectáculo bonito, garriam e cativavam. E nós ao redor, a “tomar conta”, forçando a nossa importância, estas fui eu que fiz, estas são as da minha avó, estas foi a vizinha Quitéria que atou. Ainda despicávamos quando uns homens de fato macaco nos afastaram, agarraram as nossas cordas de flores, e em três tempos, atravessaram-nas no ar, presas de um lado ao outro nas fiadas de luzes. Além de nos desviarmos e a bom recato observarmos o trabalho dos homens e o monte de flores a minguar até desaparecer, nada fizemos. Mas no ar erguia-se um tecto de flores feito por nós, horas e horas de aplicação em linhas cruzadas e de encanto singular. Ficámos orgulhosos do nosso trabalho e desejávamos o regresso para contar na aldeia o que acontecera ao jardim de papel que tanta gente plantara.
Regressámos na hora de almoço,  refastelados num jeep dos militares, contentes e avaros do momento, esquecidos da professora que deixáramos imersa nos preparativos da festa, desligada de ser mestra, só uma rapariga bonita e despachada no meio de outras. Mal pusemos pé em terra, desatámos em corrida até casa, eu e Luís sem comentar as novas, unidos por anseio comum, abrir às mães a caixinha das surpresas  e enfeitá-la quanto podíamos na pretensão de convencê-las ao dia seguinte, o primeiro dia de feriado no concelho. Mercê da nossa influência, durante a tarde, a aldeia não falou de outra coisa. E todos se dispuseram a ir à inauguração do concelho. A aldeia colaborara directamente, éramos importantes, tínhamos trabalhado em prol. Participar era dever, sentíamos a festa como nossa. Contudo, nenhuma criança sabia ainda o que era “passar a ser concelho”. E também ignorávamos que o motivo dos adultos era, outrossim, a vontade de tirar a barriga de misérias. Corria pela aldeia que havia comida a rodos; as herdades tinham enviado bois inteiros; as instituições e o lavradores tinham doado tractores de fruta, de pão, azeite, azeitonas e mil alimentos saborosos; as senhoras finas e devotas da igreja iam fazer bolos e um nunca acabar de doces; constava que havia tanta comida que tinham pedido as loiças e panelas da tropa e havia mais de uma dúzia de cozinheiras a trabalhar a todo o vapor; as mesas iam ficar postas a noite inteira. E tal expectativa fez céleres os mais relutantes e só não moveu os mortos. Até minha mãe, tão avessa a ajuntamentos, se dispôs a enfileirar na romagem.

Por este facto, a aldeia entrou em barrela desbragada por todo o buraco.  Retirados ao seu habitual, cães e gatos eram atingidos por água suja de bacias e alguidares, os animais aflitos do desuso, mas que é isto, que toda a gente se lava e não pára no lugar. E o que não se fez de tarde – durante o dia só avós e doentes quedavam em casa – deixou-se para a manhã seguinte. A festa era ao fim do dia e toda a gente combinou palmilhar com alguém os quilómetros que separavam a aldeia da vila. Carreira e comboio eram para doentes, inválidos ou endinheirados.

Sem comentários:

Enviar um comentário