segunda-feira, 18 de abril de 2016

"No Tempo da Escola"

É provável que tenha escapado do pisoteio por acaso e o pavor me tenha posto a salvo na reentrância esquinada do muro.  As crianças salvam-se por não sofrerem o perigo como os adultos. Ou nem o aperceberem. Ou porque um anjo lhes guarda a inocência. O que me preocupou deveras foi faltar-me um sapato, ter perdido a malinha com o lenço de assoar e estar sozinha, invisível no meio de tanta gente. Já lacrimejava quando senti uma mão a tocar a minha. Virei-me e, no meio da hecatombe, não sei porquê nem como, Lídia sorria-me a um passo; nos olhos, um fundo de ternura acamava a troça de me ver chorar. Fez-me sinal e avançámos no sentido inverso ao da multidão, cosidas ao muro, um pé à frente do outro, com recuos que quase nos faziam perder uma da outra e agora me divertiam. A festa do conselho  estreou-me na visão daquele ser animal e primitivo que vida fora me assustou e, de vez em quando, invade a paisagem humana em nu integral, semi erecto, todo pêlos e mandíbula, a ferocidade como arma. Enlouquecidas, as pessoas pareciam outras. Não eram já as do caminho paciente, os namoros a começar, os transeuntes enfeitados que esperavam os discursos e cobiçavam o repasto, os ouvintes inquietos por devorar iguarias. Eram animais hiantes em busca do sustento que lhes garantia a vida. Uma fúria nascida do colectivo e da circunstância dizimava as mesas. Pelas frestas, e enquanto tentávamos afastar-nos, reparei que ninguém mastigava ou levava à boca qualquer alimento. As pessoas roubavam as iguarias, varriam-nas em presteza incomum. Tudo servia para açambarcar, bolsos, carteiras, coletes, sacos de plástico, ou apenas as mãos. Por entre um montão de pernas e saias vislumbrei chapéus de palha que sugavam indiscriminados alimentos, sandes, pires de presunto, bolos, rebuçados. Sombrinhas que abertas tinham aparado o sol do caminho, fechadas faziam de saco e  opavam de frangos assados, bolos e tartes atirados a trouxe-mouxe, a desmacharem em flocos e que sairiam  em papa daquele aperto de varetas e gente. Cada um que se chegasse, subtraía, célere, os alimentos ao seu alcance. Dos tropas que antes seguravam a multidão não havia sinal. A contragosto ou de vontade, misturavam na massa humana. No nosso passeio de ir em frente e volta atrás desviámo-nos de brigas masculinas pela posse de uma garrafa de licor que se espatifava antes que os contendores dessem por isso, de mulheres que puxavam a mãos ambas por bolos que tombavam do prato  e eram calcados pela multidão ou se desmanchavam sobre alguém que ficava a recolher bocados do pescoço, e de cima dos ombros, lambendo-se, pouco importado com a sujidade.
Quando chegámos ao fim do muro as pessoas já desertavam das mesas. Teriam passado uns quinze minutos. Aproximámo-nos de um canto e constatámos que eram mesas corridas, dispostas em U. Um U enorme. Dava a volta ao largo. Olhámos as duas na esperança de um rebuçado, um bolo, uma sandes. Não havia nada sobre aquele U tão grande. Nada. Um senhor parou perto de nós, meteu mão ao bolso, tirou dois rebuçados doutor Bayard  e disse, tomem, estes são dos meus, trouxe-os de casa.  Isto foi uma vergonha, acrescentou tristonho. E partiu em acenos de desaprovação. Ainda não refeitas da devassa, passa um homem a correr com uma ossada de boi às costas, o sangue do animal a manchar-lhe a camisa, boca e dentes a escorrer. Enojada, cheguei-me a Lídia. E ela contrafeita, aquele boi não prestava, a carne estava toda crua, não viste os ossos. Mas eu que  só tinha visto o homem a pingar sangue, sorriso alvar e dentes vermelhos como um drácula, arrepiei-me, vamos embora senão ele volta.
Desconhecia que horas eram.  Ignorava o caminho de casa. Estava esfomeada. Não sabia de minha mãe. Tinha esquecido as tias. Mas, como sempre, confiava em Lídia. Na sua descontracção habitual e chupando o rebuçado, contou-me que o avô nos esperava. E eu achei natural e perguntei se minha mãe estava com ele. Mas à negativa que me deu, refilei, não saio daqui, a minha mãe vem-me buscar de certeza. E de novo comecei a refazer o caminho colada ao muro, Lídia atrás a resmungar. Lá bem na ponta, vislumbrei minha mãe de pé, quieta. Lancei-me a correr coxeando por entre as pessoas e atirei-me nos seus braços a soluçar quanto podia. Ela teve-me assim por um bocadinho, assoou-me, limpou-me os olhos e pôs-me no chão, vamos para casa, filha; não devíamos ter vindo. Lembrei-me de súbito, e as tias. E ela séria, deixa-as, não se perdem, vamos com o avô da Lídia. Demos as mãos e fomos as três. Abríamos caminho por entre o desalento da maioria que se aprestava, como nós, a regressar a penates de estômago vazio e a gravidez acintosa de sacos plásticos que intrometiam, chapéus de palha informes e semi escondidos por casacos, guarda chuvas em elevação de braços, sôfregos da mercadoria. Lá à frente, o brasido ainda avermelhava. Mas os cozinheiros, boné desalentado  na mão, passeavam o rubor de horas rentes a lume esperto, um esgar às mesas vazias,  cabelo ainda colado à testa e a enxugar suores no amachucado do barrete que pretendiam  lhes varresse o aborrecimento do trabalho interrompido, nem deixaram a gente acabar de assar os animais, pareciam cães esfaimados, eu nunca tinha visto coisa assim. E na tribuna, ninguém. Que no ardor da operação, a guarda tinha transportado as autoridades para o salão, ainda assim o povo não começasse com ideias. Da viagem na carroça, nada sei. Encostada a minha mãe, adormeci mal os balanços do carro começaram e deve ter-me carregado no colo, despido e enfiado na cama.

No dia seguinte, abri os olhos e fiz como sempre, lancei uma olhada à cama de meus pais no jogo habitual de verificar se acordara primeiro que eles. Mal os olhos lhe bateram, a muda de roupa gritou-me de cima da cama. Estava ainda no mesmo sítio,  num despropósito alinhado.  Lembrei-me de repente que meu pai não aparecera na festa. Dei um pulo da cama e saltei para a cozinha. Minha mãe estava sentada à mesa. Muito quieta, mãos sobre o rosto. Chorava. As lágrimas borbulharam-me, perguntei em voz insegura, o pai. E minha mãe em tristeza balbuciada, prenderam o pai, filha. Hoje faltas à escola. Temos de ter uma conversa, anda cá. 

Sem comentários:

Enviar um comentário