quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um Agosto em Itália

E a história é assaz suspeitosa, conta que quem os entregou foi o arrependido e ex-pérfido soldado romano, natural de Mântua, que lancetou Cristo no lado (para quem não recorde, saiu sangue e água supõe-se que por conta do tétano que os cravos provocaram). E depois da história nem nos mostram os torrões; dão-nos umas fotos ranhosas para a mão e pronto, passa para cá dois euros e não digas que vais daqui. Ora esta! Bom, como eu ia dizendo, estava fartinha das manigâncias italianas que têm sempre saída, assisti a uns fulanos da América do Sul a pegar nas tais fotos como se fossem o próprio Menino Jesus bebé. Homens feitos e barbados nesta figura, não é brincadeira, a fé por vezes é muito semelhante à crença ignorante dos prisioneiros da caverna platónica. Mas enfim. Avante. Ia eu ler qualquer coisa que me estava intrigando na igreja e vem a Lina. A minha prosápia de escândalo aproveita o momento e atira, olhos de ponteiro, já viste que esta gente faz de tudo uma relíquia?! Os de Mântua guardam a terra e estes um bocadinho do bordão do santo, uma cana, quero dizer. E ela de olhos muito abertos a receber a novidade, ai é um bocadinho de cana?! Pensava que era uma tíbia. E eu, anda cá ver. Adjudicando, não vês ali os nós por onde cortaram, diz que ele ia de viagem, devia levá-la para apoio…a garota intrigada, a requerer provas não circunstanciais, leste nalgum lado? É que ali atrás diz que o relicário tem a tíbia do santo. E eu com o filme de pantanas, ai diz?! É que não li tudo. Mas repara, parece mesmo uma cana. E a Lina, não sei, a mim parece-me uma tíbia, isto é um osso. Eu defendendo a minha baliza, tá bem, mas a tíbia é tão pequenina…parece-me um pedacinho de cana. Mas ainda bem que nos encontrámos, que eu já tinha a história toda montada. E depois a Lina apontou-me uma prece junto às velas e pusemo-nos os três a lê-la. Tão bonitinha! E eu decidida: vou copiá-la e acendo uma vela; e eles, nós também. E, pítias compenetradas, cumprimos o ritual.
E depois fomos ao Teodorico ausente. E as nossas velas ainda lá estão a arder, a arder…

Eis um bocadinho da prece que tornámos nossa:

He aceso um cero
Nella Basilica
Di San Giovanni Evangelista
Nella Basilica piu antica di Ravenna,
Una delle chièse
Piu antiche del mondo
(construita da Gala Placídia,
Imperatrice, nell’anno de 425)


Sem comentários:

Enviar um comentário